domingo, 23 de março de 2008

Nacionalidade Francesa

Do lado de cá, as regras são um pouco mais precisas, embora já tenham sido bem mais fáceis e a cada ano mudam para evitar a enxurrada de imigrantes.

O fato histórico é que a França já precisou muito mais de imigrantes no passado, mas agora está tentando dizer chega, pois sua economia praticamente estagnada não consegue mais absorver o fluxo de 250.000 pessoas que vêm tentar a vida aqui anualmente.

Para se requerer a nacionalidade, é preciso viver há pelo menos cinco anos no país. Depois ainda existe um processo, ou seja, não é automático. Além da proficiência na lingua de Molière, é exigido do candidato que cante La Marseillaise, o hino nacional da França, entre outras provas para merecer o passaporte.

Existem exceções aos cinco anos. Para quem faz seus estudos superiores aqui, por exemplo, pode pedir a nacionalidade ao final do curso. Para cônjuges de um cidadão francês, o prazo atual é de quatro anos de casamento E vida comum. Filhos de estrangeiros nascidos na França adquirem o
direito de solo contanto que vivam aqui ao menos cinco anos consecutivos entre os 11 e 18 anos de idade.

A França não exige o abandono da nacionalidade anterior.

Nacionalidade Brasileira para estrangeiros

Aprendi por estrangeiros que moraram ou moram no Brasil que nosso paìs é um dos mais dificeis para se obter visto de trabalho e/ou naturalizaçao, que dà, entre outros, o direito a voto e a prestar concursos publicos.

Conheci uma vez um frances que casou com uma brasileira ha dez anos, pouco depois de ter chegado ao Brasil. Recentemente ele voltou para se instalar na França trazendo a mulher e tres filhos, pois mesmo integrado à sociedade, nao conseguia mais pagar escola de tres filhos e ser impedido de trabalhar no setor publico (nao sei qual a area de atividade dele).

O fato é que ja perguntei ao consulado sobre os direitos de um estrangeiro no paìs e sua resposta me deu a entender que cada caso era tratado separadamente, sem regras bem precisas. Alguém tem mais informaçoes do assunto?

O ensino publico na França

Júlio disse...

"Poderia informar como é aí, na minha área (EDUCAÇÃO)?"


Julio:

A França é um pais com um funcionalismo publico inchado, como no Brasil. E também como na nossa patria-mae, para prestar concurso é preciso ter a nacionalidade local.

No entanto, a diferença para o Brasil é que o setor educacional é praticamente todo publico, com poucas escolas privadas, quando existe uma razao particular (ex: escolas religiosas, etc). Para estas eu desconheço o processo.

Para o setor publico, o processo de concurso esta explicado no site do Ministerio da Educaçao.

Ainda sobre QI...

Anos atras, ainda no Brasil, tinha lido uma matéria na InfoExame que cerca de 80% dos empregos na area de TI eram conseguidos através de indicaçao. Nao duvido do numero e nem que ele se estenda a varios outros setores.

Minha experiencia profissional so confirmou o fato. Desde o tempo de estagiario em um banco, encaminhei dezenas de CVs para diversas areas do banco. Em alguns casos vale como porta de entrada, em outros aquele "Quem Indica" continua apoiando o candidato até o final do processo.

Daì a grande importancia ao expatriado de formar uma rede de contatos a mais extensa possivel. De uma decada para ca, nunca tantos estudantes se aventuraram no exterior. Por isso é facil que uma simples rede de contatos do colegial ou da faculdade, alguns anos apos a formatura, se estenda naturalmente nos quatro cantos do planeta.

Mesmo assim, em certos momentos, para arranjar um emprego o expatriado vai ter que se virar. E felizmente, como falei no outro post, os sites funcionam. No ano passado, por exemplo, deixei meu CV em tres deles: Monster, Cadremploi e Les Jeudis. Nao so consegui contatos com empresas atraves de anuncios como também fui contactado diretamente por outras, ou até mesmo por agencias especializadas em "headhunting". De fato, meu emprego atual foi conseguido desta maneira, sem networking.

Infelizmente nao é assim em todo canto, como bem disse o Madruga em seu comentario. Portanto informe-se bem antes de escolher seu pais de adoçao e, na medida do possivel, va construindo uma rede de contatos, mesmo que seja para dar e receber dicas de sobrevivencia.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Começamos bem...

A primavera começou ontem no hemisfério norte...

Como Paris é bela... ! Temperatura desta manhã pouco acima de 0C...
Mal posso imaginar o tempo em Londres!!!

sexta-feira, 14 de março de 2008

Monster Brasil

Foi so' eu falar... Acabaram de lançar o Monster no Brasil: http://www.monsterbrasil.com.br/

quinta-feira, 13 de março de 2008

Empregos

Cada setor econômico, cada profissão, cada lugar têm seus usos e costumes quando o assunto é procurar emprego. Certo? Sim e não...

Como tantas outras coisas na vida, o emprego esta' em plena fase de globalização, o que representa em termos praticos uma convergência dos metodos utilizados.

Por exemplo, a maioria dos empregos começa com um anuncio na internet. Jornais, hm, talvez, mas com certeza a mesma oferta estara' disponivel na internet. O curriculo é o mesmo documento, que deve ser escrito de forma objetiva para ser analisado por alguns de forma subjetiva. Recrutadores podem "não ir com a tua cara" so' de ver o CV...

Depois vem a entrevista com o RH, as mesmas perguntas genericas de sempre. Eu diria que é para entender se se trata de um psicopata ou de um mentiroso que copiou um belo CV de outro lugar... Em todo caso, as referências so' serão checadas para cargos maiores...

Entrevista com o responsavel da area: não adianta contar a historia de sucessos anteriores. Mas basta um comentario coerente com o trabalho a ser desempenhado que a situação muda de uma maneira positiva. Pode ser que a informação para basear este comentario esteja na internet, e um pouco de interesse e pro-atividade antes da entrevista ajude. Pode ser que tenha sido pura sorte mesmo...

E por falar em pro-atividade. Essa é a chave para conseguir um bom emprego. Os headhunters existem sim e cada vez em maiores quantidades, mas não adianta esperar que uma oferta caia no colo, é preciso agir.
  • Publicar CVs nos sites certos: O Monster, por exemplo, é genérico para qualquer que seja a profissão. Outros são mais especializados. Em todo caso, nunca contar com uma so' plataforma. Normalmente elas são gratuitas para o candidato.
  • Manter informações sempre atualizadas, principalmente de contato. De nada adianta o mais perfeito dos CVs se o telefone que a empresa ligar não existe mais.
  • Espalhar a noticia de que você busca um emprego: o expatriado brasileiro acostumado com a sua rede de contatos no Brasil vai se ver confrontado a começar tudo de novo. Mas no fim é uma experiência estimulante.
A titulo de curiosidade, lanço a pergunta: como esta' este processo no Brasil? O famoso "QI: Quem Indica" existe em todo canto do mundo, mas se alguém tenta se aventurar solo, qual é a plataforma para isso?

Em uma pesquisa não muito aprofundada, vi apenas sites pagos para os candidatos, como o Catho, ou registros individuais em cada site de cada empresa, o que é desgastante em termos de tempo. Existe algum site como o Monster no Brasil? Quero dizer: gratuito para o candidato, cheio de ofertas, com ferramentas de alertas de ofertas, etc...

As quatro estações: a primavera

E depois da depressão invernal, esta' para chegar a primavera.

Talvez porque ela se pareça com as outras estações do ano no Brasil, talvez porque o inverno em SP, apesar de frio em alguns dias, não é feio, cinza e umido. Pelo contrario, o periodo de seca, apesar de ruim para a poluição, proporciona belas tardes ensolaradas de inverno. Mas o fato é que nunca tinha dado tanta bola à primavera quanto nos ultimos três anos de invernos que passei na Europa.

E como muda !

A primavera, a "musica do sabonete", como diz Zebu, é a minha estação favorita do ano desse lado do Atlântico. Ou melhor, desse lado ao norte do tropico de Câncer.

As temperaturas vão ser ideais, nem muito quentes, nem muito frias, os dias serão cada vez mais longos. A cidade se renovara'. Nessa semana ja' vi os primeiros jardins floridos, em frente ao Palais Royal, que por sua vez fica ao lado do Louvre. Para quem não conhece, é onde ficam as colunas de Buren:


fonte: http://nicolas.blog.lemonde.fr/


segunda-feira, 3 de março de 2008

Em Paris...

Jorge disse...
"No inverno em Paris, amanhece a que horas e anoitece a que horas?"
Caro Jorge,

Em Paris, o nascer do sol e o pôr do sol mudam de horario todo dia, a uma diferença de quase dois minutos adicionais de manhã e de noite, ou seja, quatro minutos no total, para mais ou para menos, dependendo da estação.

No limite da escuridão, isto é, no solsticio de inverno (22 de dezembro), amanhece pouco antes das nove da manhã e anoitece pouco antes das cinco da tarde.

Uma dica para ver e simular a luz do dia em qualquer dia, em qualquer lugar do mundo, é o site DaylightMap.