terça-feira, 1 de abril de 2008

Europa deportara' imigrantes brasileiros

Apos meses de um impasse diplomatico entre o Brasil e a Espanha pela entrada de visitantes e imigrantes nos dois paises, o governo de Madri resolveu tomar uma atitude mais drastica e apelou para a Comissão Européia pedindo o banimento dos imigrantes brasileiros não so do territorio espanhol, mas também de toda a Europa.

"Temos um grupo especial para inspecionar apenas aviões oriundos do Brasil," disse o ministro do interior Herman Martinez. "Apesar de uma pequena parcela de turistas, a grande maioria é formada de imigrantes ilegais que pretendem usar Madri como porta de entrada para a Europa. Portanto requisitamos à União Européia que todos os vistos de cidadãos brasileiros sejam doravante negados e que se faça uma analise cuidadosa dos imigrantes ja instalados."

De fato, os primeiros aviões de brasileiros deportados chegaram esta manhã ao aeroporto de Guarulhos, proximo da capital paulista. Claudete da Silva, brasileira que morava ha mais de dez anos em Barcelona, contou a violência de sua deportação: "Fui informada do meu vôo de volta horas algumas horas antes e não tive chance de reagir. Minha vida toda estava em Barcelona e não tenho mais nada aqui. Nem tive tempo de me despedir das minhas amigas," disse, aos prantos.

Ainda segundo o ministro do interior espanhol, cenas como esta se repetirão por toda a Europa nos proximos meses. Em contrapartida, o governo brasileiro também não tardou em anunciar suas medidas, sempre baseado na reciprocidade.

"Não vamos negociar contra uma situação absurda como esta," declarou o secretario-geral do Itamaraty Geraldo soares. "Como fazemos de costume, vamos nos apoiar na reciprocidade para expulsar, a partir desta data, todos os europeus do solo brasileiro. Em paralelo, estamos acionando o Supremo Tribunal Federal para que possa rapidamente liberar os bens imoveis que serão abandonados em beneficio dos brasileiros que serão repatriados."

Quando perguntado qual seria a atitude do governo quanto aos estrangeiros que também possuem a nacionalidade brasileira, Soares ainda comentou: "Não esta' claro ainda qual sera' a atitude dos paises da Comunidade Européia quanto aos brasileiros com dupla nacionalidade, portanto devemos esperar para tomarmos uma decisão."

Das agências internacionais

5 comentários:

Anônimo disse...

Entendo a reciprocidade. Mas, num caso como esses, acho que um lado definitivamente sai perdendo mais que o outro.

Nesses casos, será que vale a pena engolir o orgulho, ou é melhor se manter fiel às políticas da diplomacia, e mandar todos os europeus tomarem no c*?

Diego disse...

Acho que é como o problema dos brasileiros no aeroporto de Madri, que depois fizemos igual com os espanhois no Brasil. Como é complicado demais tentar entender o problema, a gente simplesmente revida na mesma moeda: reciprocidade.

Anônimo disse...

Creio que falta o tradicional "jeitinho brasileiro" nessa história. Se na Europa eles não nos querem, deveríamos fazer todo o possível para aceitar a maior quantidade de estrangeiros que há. Entretanto, eles deveriam se contentar com um destino único: o Rio de Janeiro. Inevitavelmente, todos morreriam de dengue ou de algum "pipoco". Os resultados seriam bem positivos:

- manteria nossa imagem de país de terceiro mundo acolhedor;

- os países europeus precisariam de imigrantes para cobrir as vagas de trabalho deixadas pelos seus turistas tragicamente mortos;

- eu faturaria uma grana preta vendendo esta história ao South Park;

- e ainda casco o bico com a sua constatação de que perdeu tempo lendo esta bobagem. :D

Jorge Rasuck disse...

AHHAHAHAHAHAHH!!!

Primeiro de abril!! Claudete da Silva, ahahahahahah!!!!

Unknown disse...

Cuidado para nõ descobrirem você :)