domingo, 23 de março de 2008

Ainda sobre QI...

Anos atras, ainda no Brasil, tinha lido uma matéria na InfoExame que cerca de 80% dos empregos na area de TI eram conseguidos através de indicaçao. Nao duvido do numero e nem que ele se estenda a varios outros setores.

Minha experiencia profissional so confirmou o fato. Desde o tempo de estagiario em um banco, encaminhei dezenas de CVs para diversas areas do banco. Em alguns casos vale como porta de entrada, em outros aquele "Quem Indica" continua apoiando o candidato até o final do processo.

Daì a grande importancia ao expatriado de formar uma rede de contatos a mais extensa possivel. De uma decada para ca, nunca tantos estudantes se aventuraram no exterior. Por isso é facil que uma simples rede de contatos do colegial ou da faculdade, alguns anos apos a formatura, se estenda naturalmente nos quatro cantos do planeta.

Mesmo assim, em certos momentos, para arranjar um emprego o expatriado vai ter que se virar. E felizmente, como falei no outro post, os sites funcionam. No ano passado, por exemplo, deixei meu CV em tres deles: Monster, Cadremploi e Les Jeudis. Nao so consegui contatos com empresas atraves de anuncios como também fui contactado diretamente por outras, ou até mesmo por agencias especializadas em "headhunting". De fato, meu emprego atual foi conseguido desta maneira, sem networking.

Infelizmente nao é assim em todo canto, como bem disse o Madruga em seu comentario. Portanto informe-se bem antes de escolher seu pais de adoçao e, na medida do possivel, va construindo uma rede de contatos, mesmo que seja para dar e receber dicas de sobrevivencia.

Nenhum comentário: