quinta-feira, 13 de março de 2008

Empregos

Cada setor econômico, cada profissão, cada lugar têm seus usos e costumes quando o assunto é procurar emprego. Certo? Sim e não...

Como tantas outras coisas na vida, o emprego esta' em plena fase de globalização, o que representa em termos praticos uma convergência dos metodos utilizados.

Por exemplo, a maioria dos empregos começa com um anuncio na internet. Jornais, hm, talvez, mas com certeza a mesma oferta estara' disponivel na internet. O curriculo é o mesmo documento, que deve ser escrito de forma objetiva para ser analisado por alguns de forma subjetiva. Recrutadores podem "não ir com a tua cara" so' de ver o CV...

Depois vem a entrevista com o RH, as mesmas perguntas genericas de sempre. Eu diria que é para entender se se trata de um psicopata ou de um mentiroso que copiou um belo CV de outro lugar... Em todo caso, as referências so' serão checadas para cargos maiores...

Entrevista com o responsavel da area: não adianta contar a historia de sucessos anteriores. Mas basta um comentario coerente com o trabalho a ser desempenhado que a situação muda de uma maneira positiva. Pode ser que a informação para basear este comentario esteja na internet, e um pouco de interesse e pro-atividade antes da entrevista ajude. Pode ser que tenha sido pura sorte mesmo...

E por falar em pro-atividade. Essa é a chave para conseguir um bom emprego. Os headhunters existem sim e cada vez em maiores quantidades, mas não adianta esperar que uma oferta caia no colo, é preciso agir.
  • Publicar CVs nos sites certos: O Monster, por exemplo, é genérico para qualquer que seja a profissão. Outros são mais especializados. Em todo caso, nunca contar com uma so' plataforma. Normalmente elas são gratuitas para o candidato.
  • Manter informações sempre atualizadas, principalmente de contato. De nada adianta o mais perfeito dos CVs se o telefone que a empresa ligar não existe mais.
  • Espalhar a noticia de que você busca um emprego: o expatriado brasileiro acostumado com a sua rede de contatos no Brasil vai se ver confrontado a começar tudo de novo. Mas no fim é uma experiência estimulante.
A titulo de curiosidade, lanço a pergunta: como esta' este processo no Brasil? O famoso "QI: Quem Indica" existe em todo canto do mundo, mas se alguém tenta se aventurar solo, qual é a plataforma para isso?

Em uma pesquisa não muito aprofundada, vi apenas sites pagos para os candidatos, como o Catho, ou registros individuais em cada site de cada empresa, o que é desgastante em termos de tempo. Existe algum site como o Monster no Brasil? Quero dizer: gratuito para o candidato, cheio de ofertas, com ferramentas de alertas de ofertas, etc...

3 comentários:

Anônimo disse...

Sobre QI: Em Dubai nem tanto, mas você não tem noção de como QI é importante na Arábia Saudita.

Empresas grandes e tecnicamente respeitáveis, em outras partes do mundo, contratam príncipes, filhos de VIPs e outros seres de berço independente de suas capacidades para o trabalho. Tudo pelo título. Pela fama que as crianças-prodígio vão trazer para a empresa. E pelas relações que os mini-VIPs têm com o mundo dos VIPs, o que tecnincamente facilita as relações com outras empresas.

Pra alguém que sempre acreditou na meritocracia e na mobilidade social, é um pouco frustrante.

Unknown disse...

Sobre QI: parece-me que o peso do "QI" permanece, ao menos aqui em Campinas, na minha área, ao menos nesse tempo que aqui vivo e convivo (21 anos). A maioria espera os concursos públicos, a maioria se inscreve para aulas substitutivas (tanto na prefeitura quanto no Estado) e só neste mês recebi a visita de duas ex-alunas, com CV debaixo do braço, pedindo apoio (leia-se: QI). É praticamente impossível pretender lecionar num colégio particular se o candidato não conhece alguém que já faça parte dele e te apresente, no mínimo.Poderia informar como é aí, na minha área (EDUCAÇÃO)?

Jorge Rasuck disse...

Di,

Para o setor de TI existe o www.apinfo.com aqui no Brasil Totalmente gratuito e com inúmeras vagas de TI, inclusive no exterior.

[]s.