sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

As quatro estações: o inverno

Qualquer um que muda de um lugar para outro, por mais que seja uma cidade perto, esta' sempre sujeito a mudanças climaticas. Se a pessoa saiu do Brasil, cuja maior parte da sua extensão territorial esta' em zonas tropicais, e vai para um pais na Europa ou na America do Norte, estas diferenças são mais evidentes.

Embora as condições meteorologicas variem muito de lugar para lugar (não se pode jamais generalizar dizendo "Europa é frio no inverno", por exemplo), uma grande mudança ao se distanciar da linha do Equador é a duração dos dias dependendo da estação do ano.

Mais do que o frio, na minha opinião, o incômodo do inverno reside na quantidade de luz percebida por dia. Enquanto que a temperatura e a umidade são determinados por uma série de fatores - latitude, altitude, continentalidade, correntes maritimas, etc - a quantidade de luz varia somente de acordo com a latitude (distância até a linha do Equador) e, obviamente, o dia.

Se uma pessoa leva em conta a hora em que escurece, ela pode dizer: "ei, mas Paris e Stuttgart, por exemplo, têm a mesma latitude e no solsticio de inverno - o dia mais curto do ano - escurece mais cedo em Stuttgart." Sim, mas também o dia começou mais cedo. Isso pelo fato das duas cidades compartilharem o mesmo fuso horario mas terem longitudes diferentes. Mas a quantidade de luz recebida é a mesma.

O inverno por aqui vai chegando ao fim, e os dias vão ficando mais longos. E, por mais que seja uma desvantagem viver de três a seis meses na escuridão, tudo é compensado com a chegada da primavera.

3 comentários:

Jorge Rasuck disse...

No inverno em Paris, amanhece a que horas e anoitece a que horas?

Anônimo disse...

A não ser que você esteja em Dubai, e a primavera chegando seja só um prenúncio do calor infernal que vai fazer no verão.

Unknown disse...

"O inverno mais extenso e intenso é aquele que persiste em viver dentro de nós".
Que suas primaveras sejam sempre melhores que seus invernos...