quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Os ex-expatriados nos EUA

Para quem pensa que deixar o Brasil é equivalente a dar as costas à patria-mãe, digo que nunca aprendi tanto sobre o Brasil estando em casa do que aprendi nestes ultimos anos fora. E, felizmente, é um sentimento que vejo em grande parte dos expatriados brasileiros. O sentimento de negação ao pais pode até estar presente antes da partida, mas com o tempo é substituido pela saudade e pela vontade de fazer alguma coisa para ajudar.

Escondido em uma decisão que pode parecer egoista, o imigrante acaba direta ou indiretamente contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. O envio de dinheiro para ajudar os familiares que ficaram injetaram bilhões na economia brasileira nos ultimos anos.

Um exemplo de que muitas vezes o retorno ao Brasil acaba acontecendo são os expatriados brasileiros nos EUA. Largar tudo e ir para os EUA não é um fenômeno recente, nem exclusivo dos brasileiros. Mas o que foi noticia do NYTimes no final do ano passado foi o caminho inverso.

Os principais motivos são a eterna vida na ilegalidade, para alguns, o desaquecimento da economia americana contrastando com o crescimento da economia no Brasil, a queda na diferença cambial, que torna os envios de dinheiro menos significativos, entre outros.

4 comentários:

Unknown disse...

Putz, Diegão. Tá bem bacana o seu blog. Não sabia que você tinha um e estava escrevendo nele. Está com uma leitura rápida e simples, e ainda de quebra com algumas fotos e vídeos.
Um abração a você e que tudo continue bem aí na cidade-luz, que aliás é muito bonita e romântica.

Laszlo

Fernando disse...

Curti. Tomara que consigamos manter a idéia de alimentar sempre!! kkkk

O mais legal desse projeto que você tá montando é saber notícias suas! Afinal, para quem está longe é difícil saber o que se passa!

Abs

Diego disse...

Fernando: sem dúvida, assim como eu sempre acompanho o Pack Leader!

Parabéns pelo trabalho!

Abs

Diego disse...

Grande Laszlo, tudo bem?

Comecei não faz muito tempo a colocar em prática, mas o projeto estava na minha cabeça há anos (vide os posts sobre a Itália, pra onde não vou há um tempão...)

Um abraço!