terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Telecomunicações

Ano passado, quando mudaram o sistema de pulsos da telefonia fixa do Brasil para a cobrança tarifària por minutos, uma das grandes "vantagens" apontadas foi a abolição da assinatura, o que na verdade foi uma grande enganação, pois devido à falta de concorrência e o fato de estarmos sujeitos ainda aos provedores historicos faz com que seja obrigatoria a adesão a um pacote minimo de minutos, ou seja, a assinatura de antigamente.

O que isso tem a ver com o Expatriando? Acontece que, apesar de termos a possibilidade de ler jornais do mundo todo (a internet no Brasil é capenga, mas funciona...), é ao experimentar serviços em outros paises que podemos comparar realmente a nossa defasagem com relação aos paises desenvolvidos.

A primeira vez que percebi isso foi na primeira vez que me expatriei, dez anos atras, quando descobri que ligações locais ilimitadas estavam no pacote mensal da familia que me hospedava. Em 1997 eles tinham internet banda larga (ao menos para os padrões da época), bem antes da Telefonica lançar o Speedy em SP.

Hoje, na França, vejo que o abismo é mesmo grande. Enviei a muitos de vocês leitores um texto de revolta na época da mudança, falando sobre todos os serviços que eu tenho aqui por um valor menor a R$80, inclusive ligar gratuitamente para o Brasil e outros 70 paises. Mais info em www.free.fr

Uma das razões da França ter um dos serviços de telecomunicações mais baratos do mundo foi o emprego da "fibra optica escura" anos atras. Em plena expansão ferroviaria, a companhia de trens instalou, a baixo custo, ja que eles iriam cavar de qualquer maneira, milhares de quilômetros de fibra optica ainda sem uso destinado, por isso a denominação escura.

O investimento estratégico se pagou com a historia que todos conhecemos: o enorme crescimento da demanda em termos de usuarios e de velocidade de conexão.

Um comentário:

Luís disse...

Bacana teu blog. Bem escrito, bem detalhado.

Tá ganhando alguma coisa com as propagandas?

Vamos trocar umas idéias: falecomluisao@gmail.com

Abraço de "sheik",

Luís