domingo, 3 de fevereiro de 2008

Como acompanhar o blog/podcast

O blog ainda nem se explicou porque veio ao mundo e já quer fidelizar você... Na internet é assim, ou a gente prende a atenção do leitor/ouvinte ou ele se dispersa nos zilhões de outros conteúdos disponíveis na rede.

Em primeiro lugar, o blog vai conter, como todo blog que se preze, texto e fotos. Mas de vez em quando pretendo também disponibilizar alguns arquivos de áudio e vídeo. Obviamente tudo estará disponível aqui, nesta página, mas também de outras maneiras.

Grandes portais ou sites de notícias completos valem uma visita diária. Afinal, o conteúdo muda sempre, todo dia, toda hora, a cada minuto... Compreensível, já que se trata da publicação do trabalho de um monte de gente. Já blogs e podcasts amadores não são assim. Estes são feitos de forma caseira, sem grandes compromissos com a periodicidade e a quantidade de publicações. E por isso um blog pode facilmente deixar de ser interessante se, depois de 1, 2, 3 visitas o leitor não acha conteúdo novo e acaba desistindo de voltar.

Para isso inventaram o RSS.

Para quem ainda não usa, sem entrar em detalhes técnicos, RSS é uma tecnologia que permite acompanhar diversas fontes de informação sem ter que acessar cada uma delas para procurar atualizações. É preciso, no entanto, estar equipado de um software leitor de fluxos RSS. Existem diversas opções, mas uma maneira fácil de começar a explorar este mundo é com o Google Reader, pois não requer instalação e praticamente todo mundo já possui uma conta Google, ou seja, não é preciso nem mesmo lembrar de uma nova senha.

A interface se parece com um leitor de e-mails, mas ao invés de pastas, à esquerda temos uma lista de feeds, que podem ser divididos em categorias. Eu tenho, por exemplo, uma categoria chamada "brasileiros no exterior", outra sobre "tecnologia", "f1", etc...

E o podcast?

Podcast nada mais é do que um fluxo RSS que pode conter também áudio e vídeo, com a possibilidade de baixá-los no seu computador, MP3 player, etc. Ao contrário do que o nome pode sugerir, um podcast não requer iPod como MP3 player, nem mesmo um iTunes, embora este último seja um bom software para organizar seus arquivos de áudio (não digo o mesmo para filmes) e podcasts.

Chega de conversa e vamos para a parte prática. Acesse o Google Reader e clique em "Add subscription", conforme a figura. Ah, existem agregadores de RSS em português, mas aparentemente o Google Reader ainda não foi traduzido para a língua de Camões.

Digite ou copie e cole o texto a seguir: http://feeds.feedburner.com/expatriando

E pronto! Se você acompanha só um ou dois sites, realmente não faz muito sentido, é melhor ir visitar cada um deles. Mas se você quer aumentar o leque de fontes de informação, não existe forma melhor.

Nenhum comentário: