domingo, 3 de fevereiro de 2008

The Road Not Taken

"The Road Not Taken" foi um blog que eu fiz há três anos, hoje extinto, que em grande parte de sua existência contou histórias de quando eu morava na Itália, na cidade de Torino. Embora ainda exista a denominação em outras línguas, como Turim em português, existe um esforço da cidade desde a sua candidatura bem-sucedida à sede das Olimpíadas de Inverno 2006 de que ela seja reconhecida internacionalmente como Torino, o nome original em italiano.

Um dos (poucos) posts que vale a pena resgatar é sobre o rio Po, que cruza Torino assim como os rios Tietê e Pinheiros cruzam São Paulo.

Pela cidade passa um rio...



Em São Paulo, temos o rio Tietê e o Rio Pinheiros.

Em Torino, os principais rios são o Dora e o famoso Po. Abaixo temos algumas fotos do rio Po e suas margens.


Apesar do rio nao ser de agua potável, está bem longe da sujeira a qual estamos habituados (e tambem não há o odor caracteristico). E ao inves das famigeradas "marginais", as margens do rio aqui têm uma utilidade um pouco mais agrádavel. São lugares onde se pode caminhar:

Lugares onde se pode fazer exercicios, ou simplesmente sentar e apreciar a natureza e quebrar a rotina urbana.

Agora dou razão para o Gilson, que sempre me dizia que as marginais dos rios paulistanos eram terríveis, que tinham potencial para muito mais. E eu, nascido na selva de pedra e acostumado com ela, nao conseguia visualizar esta utilidade. Agora entendo...

Nenhum comentário: