quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Boulot-Metro-Dodo

Esta é uma realidade não exclusiva de uma grande cidade como Paris, mas da maioria (senão todas) das grandes cidades do mundo. Um centro cheio de oportunidades, permeado de uma rede de transportes caótica, mas na maioria das vezes funcional.

Uma particularidade da França, para os que não conhecem, é que desde 2000 existe na França um acordo de redução do tempo de trabalho, a RTT. Portanto, contrárias às usuais 40h semanais da CLT brasileira, aqui a semana de trabalho é de 35h. A medida foi tomada para que mais postos pudessem ser criados e também visando um aumento na qualidade de vida.

Até que funciona, mas na maioria dos casos a medida não é prática, então várias empresas procuram meios de "driblar" a medida. Onde eu trabalho, por exemplo, isso simplesmente não existe. O horário é o famoso "das nove às...". A frase pode ser completada por seis, sete, oito... Depende da demanda.

A contrapartida é vantajosa, dez dias úteis adicionais de férias, chegando a um total de 35 (sim, dias úteis) e flexibilidade, caso um dia alguém precise chegar mais tarde ou sair mais cedo... O importante é a responsabilidade do trabalho bem feito. Então, na minha opinião, o balanço é positivo.

Ah, antes que alguém diga que 35 dias úteis de férias por ano é muito, podemos fazer as contas e ver que no Brasil o saldo é ainda mais positivo... Os feriados aqui são bem menos numerosos, e ainda mais em um deles trabalhamos de graça para ajudar o sistema de saúde. A comparação fica para um outro post, mas não se esqueçam de: 2 dias e meio de carnaval, dois feriados nacionais (7 de setembro e 15 de novembro) ao invés de um, um monte de feriados municipais, etc... Aqui durante o ano são dez, em média então dois caem em fins de semana, etc...

Bom, o título do post, em português, quer dizer "Trabalho-Metrô-Dormir" (Dodo é como crianças pequenas dizem dormir, e também para dar a mesma entonação às três palavras...). E é como muita gente se sente.

(Não, não concordo 100%)

E você, vive na rotina Boulot-Metro-Dodo ou aproveita alguma coisa do dia após o trabalho?

2 comentários:

Unknown disse...

Minha rotina de trabalho é bem diferente... :P
Gostei do blog, velho! Só falta abrir páginas separadas para os links e um som dos Comparsas do Nogueira no fundo. :)
Abração!

Anônimo disse...

Bom o texto Di. O filósofo Henry Lefebvre estressou muita a questão do transporte público em Paris. Um dos aspectos mais críticos é que, dada a extensa malha de transporte subterrânea , os cidadãos passam pela cidade sem interagir com sues espaços e sem ver a luz do dia. Isso, sem dúvida, contribui para a sensação de "boult-metro-dodo" descrita por você.

abração

ale