domingo, 3 de fevereiro de 2008

E daí?

Agora você pode dizer: "OK, eu vim, vi seu blog, assinei o feed. Mas e daí? O que é que vai ter nele?". Excelente questão!

Nos últimos meses passei a procurar mais por informações de brasileiros vivendo no exterior, pois embora cada um tenha sua motivação, sua história pessoal, nos assemelhamos pelo fato de termos deixado nossa terra para trás.

Considero uma forma nova de imigração do que aquela que populou o Brasil um século atrás, por exemplo, por razões econômicas de sobrevivência ou diásporas causadas por guerras. A geração atual de imigrantes, em sua maioria, tem a oportunidade de continuar vivendo no Brasil. Não é uma questão de vida ou morte, é, na minha opinião, uma questão de escolha, um desafio pessoal. E as motivações não são poucas: estudo, trabalho, família, qualidade de vida...

Portanto por isso o segundo título do blog: "Apenas mais um brasileiro no exterior". Assim como a canção de Lulu Santos, "Apenas mais uma de amor", não quero reinventar o gênero de blogs de brasileiros no exterior, mas sim dar a minha contribuição.

O choque cultural é algo que impressiona e (todos os expatriados o dirão), você só vai sentir quando viver, apesar de poder ler, ouvir e ver pela TV ou internet tudo que falam sobre o assunto. Não importa se migramos para os nossos vizinhos da América Latina ou para o outro lado do mundo, o choque existe. A boa notícia é que, na maior parte das vezes, estas diferenças podem ser divertidas!

Um comentário:

Gilson Tavares disse...

Nobre amigo,
Quero deixar claro que, salvo exceções, coisa do início do século passado, não vejo com bons olhos essa imigração, para mim fuga de talentos e amigos.
O mundo será um lugar muito melhor quando não exitirem mais fronteiras entre nações. Porém, até que este dia chegue, temos um país para construir.
Portanto, que voltem os expatriados.